Escola em tempo de Covid19

Tenho observado, através do feedbacks de vários pais, como as escolas têm reagido a esse estado de emergência…E uso a palavra reação não por acaso… Sinto que, no geral, a atitude é “Temos que continuar, ir para a frente, há um currículo a cumprir até o final do ano letivo!!!” E assim enchem-se mails de fichas e tpc’s… Isso tudo sem ter em conta o que se está a passar mundialmente, estamos no meio de uma pandemia, de mudanças profundas, de crises existenciais, de dificuldades económicas…mas o currículo não pode esperar!

E eu pergunto-me: mas ao final o que é a escola? O que é Educar?

Do latim educareeducere, significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”. O termo latino educareé composto pela união do prefixo ex, que significa “fora”, e ducere, que quer dizer “conduzir” ou “levar”. O significado do termo (direcionar para fora) era empregado no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade, ou seja, conduzi-las para fora” de si mesmas, mostrando as diferenças que existem no mundo.

Agora, não é o tempo que estamos a viver, uma ótima ocasião para fazer isso?

Em vez de encher os miúdos de fichas, tpc’s, inúmeras paginas de manuais para ler, não será interessante usar os tempos no zoom (….) para educar e exortar os miúdos a sugerir atitudes frente o que se está a passar? Criar um tempo, um espaço onde podem partilhar como eles se estão a sentir, quais as emoções que os assistem, como é viver esse tempo em família, como podemos eventualmente criar novos modelos de vida….

Na minha opinião há tanto, mas tanto mais e mais real a fazer que não apenas passar fichas e encher as famílias de mais “tarefas” nesse tempo de mudança tão complexo e tão exigente para todos…

Fala-se tanto da inteligência emocional e da importância que tem no desenvolvimento humano, como está a ser cuidado esse aspeto fundamental nesse momento da nossa historia? As nossas crianças estão a viver a mesma situação do que nos, estão assustados, estão a absorver todos os nossos medos mais escondidos.

Uma das minhas filhas, passou um dia em tristeza profunda, a chorar porque não sabe quando vai voltar a ver a avó que ama imensamente e que vive em Italia, está preocupada, ansiosa. É preciso respeitar isso, valorizar o que se está a sentir…e agora, HÁ TEMPO, (e É TEMPO) para isso!!!

Não vamos deixar que tudo nos distraia do que estamos a viver, a sentir, porque há tpc’s para entregar… O mundo está a pedir para PARAR-MOS. Pausa.

Eu sei que há escolas diferentes, por exemplo recebi ontem essas palavras no mail da diretora da escola da minha filha: “Então este meu email é só mesmo para vos dizer que são já tantos os desafios deste momento que estamos a viver que não se inquietem com a quantidade de trabalho que recebem, e de propostas, e de vídeos, e de meditações….inspirem, respirem e não pirem……do nosso lado queremos que se sintam apoiados e suportados e manter o contacto com os miúdos, mas do vosso lado façam a gestão do que querem e conseguem fazer. E não se esqueçam de respirar! Por favor que não sejamos nós uma fonte de stress adicional para vocês.” Gratidão por acompanhar o meu sentir, Sofia!

Façam as VOSSAS as escolhas, escolham serem responsáveis e sensatos, aproveitem esse tempo por vos abraçar, mimar, observar, contemplar, escutar, refletir, sentir…é um tempo tão, tão precioso…!!

No Comments

    Leave a Reply