Workshops “Cuidar dos Pais – Decifrar a Parentalidade”

Ao observar à minha volta, pais e filhos, educadores (e a observar-me a mim própria e às minhas filhas), surgiu-me a imagem da Parentalidade como um novelo completamente emaranhado, confuso, onde frente a um comportamento dos nossos filhos/alunos, ou nosso, não se percebe o que se passa… não há bem a certeza sobre qual seja a origem, o que está por detrás e como enfrentá-lo, resolvê-lo.

Então surgem perguntas, às vezes partilhadas entre pais/ educadores, (às vezes são-me postas diretamente em sessões individuais), ou as vezes secretas, connosco próprios, talvez antes de adormecer…

O que se passa com ele?

Ele nunca me ouve!

Estou tão cansada…

Porque me sinto assim?

Não percebo o comportamento dele…

Ela não pode falar-me dessa forma!!!

Ele continua a não dormir à noite…

Às vezes parece que nem é a minha filha!

A mãe/o pai deixa-lhe fazer tudo…

Ele não me larga, fica sempre escondido atrás de mim…

Ele não quer sair de casa

Já não sei como lhe hei de dizer, tentei tudo…

Daqui surgiu a minha necessidade e vontade de decifrar, esclarecer, descobrir, situar, arrumar os fios que compõem aquele novelo emaranhado e confuso para procurar ter clareza sobre os vários aspetos que compõem o desafiante mundo da Parentalidade e Educação, e poder assim integrá-los de uma forma consciente e harmónica, de modo que nos permita conseguir viver de uma forma mais congruente.

Proponho então estes workshops, “para puxar os fios à meada”, para falar um pouco dos vários aspetos que fazem da Parentalidade um lugar tão rico e fértil para nos conhecermos melhor e poder assim suportar o crescimento dos nossos filhos/alunos.

Um lugar onde adquirir mais ferramentas para perceber e lidar com os vossos filhos/alunos no dia a dia, um lugar também de partilha e experimentação!

1. Comunicar para ser ouvido – 29 de Fevereiro – das 15:00 ás 19:00

A comunicação não é apenas falarmos com o outro. Não é despejar um balde de palavras. A comunicação não começa com a fala. Nós estamos continuamente a comunicar com os outros e muitas vezes o que chega não era bem o que nos queríamos dizer. Isso traz frustração.

Neste espaço vão poder saborear algumas técnicas de comunicação eficiente que podem usar com os vossos filhos/alunos e treinar com eles, para que haja mais clareza.

2.  Saber lidar com as Emoções –  28 de Março – das 15:00 ás 19:00

Como lidar com a raiva? E com os medos? E com as tantas lagrimas de tristeza?

Não há emoções boas e emoções más. Vamos falar sobre cada emoção e perceber qual é a sua função, a importância que tem na nossa vida e como poder usá-las e integrá-las a nosso favor, de uma forma consciente. Temas como inteligência emocional, regulação emocional, são hoje em dia muito falados, mas como podem ser úteis no meu dia a dia?

3. Os desafios no desenvolvimento – 18 de Abril – das 15:00 ás 19:00

Os nossos filhos/alunos estão em contínua transformação a uma velocidade incrível. É fundamental sabermos o que realmente é previsto e importante eles aprenderem na fase em que estão e a importância e impacto que isso vai ter na idade adulta. Enquanto pais/educadores, é fundamental sabermos acompanhar o crescimento deles de uma forma consciente e informada e saber lidar da melhor forma com os desafios que traz..

Isso vai ajudar a trazer mais consciência sobre nós próprios.

Acreditem, vai fazer toda a diferença!!!

4. Sexualidade e parentalidade – 23 de Maio – das 15:00 ás 19:00

Quando entre pais se fala, (se é que se fala), de sexualidade, normalmente é porque se tem um filho/a adolescente ou pré-adolescente. E a sexualidade é vista como um problema, como algo a enfrentar do modo menos comprometido possível e cheio de regras sobre o que se deve ou não se deve fazer.

Parece haver um tempo “certo” para falar de sexualidade, e esse momento está repleto de medos associados…a adolescência.

A sexualidade dos nossos filhos começa com o nascimento deles, desde que têm um corpo.

Como enfrentar esse assunto, que ainda hoje é incrivelmente tabu, de uma forma natural, leve e saudável, é o tema que vamos abordar nessa tarde de uma forma solta e orgânica.

5. O papel de : Mãe, pai e filho/a – 20 de Junho –das 15:00 ás 19:00

Cada um tem uma função, um papel no jogo da família.

Ao torná-lo mais consciente, vai esclarecer a nossa forma de atuar.

Qual é o papel da Mãe? Qual o do Pai? E o do Filho/a?

Quais as consequências que advém na falta de consciência desse papeis no ambiente familiar?

Vamos enfrentar esse tema arquetipicamente, de uma forma simples e esclarecedora que nos pode orientar no nosso dia a dia e, trazendo consciência, tornar-nos mais responsáveis e tirar algum peso de cima!

Info: Marzia Carré (Mamma Marzia) / lamammamarzia@gmail.com / 925313913

       


Sharing is caring!