Eu gosto de mim

“A única coisa que importa na vida, é a tua própria opinião sobre ti mesmo” – Osho

Eu gosto de mim…
Ao longo do meu trabalho tenho reparado quão seja difícil para as pessoas sentir-se merecedoras de elogios.
Se alguém diz “Estás tão bonita” a pessoa quase que estranha, responde com algo do género “Achas?? Não durmi nada e estou com umas olheiras…”

Em adultos achamo-nos “pouco”, achamos que não somos suficientes, que não somos capazes, que não estamos à altura…

Pois é, tendencialmente somos o nosso pior inimigo…
Isso tem origem na nossa infância, com as contínuas críticas do género
“Devias ser mais assim ou assado…” “Podias ter feito melhor”
“És demasiado isto ou aquilo…”

A parentalidade tradicional traz muito poucos elogios, como se quando uma pessoa se “porta bem” está apenas a fazer o seu dever, o que tem a fazer, e só se dá ênfase a crítica. Ao que temos que melhorar. Ao que “ainda não somos

Como eu costumo dizer quem exeperiencia realmente o Amor Incondicional são os pais… As crianças sabem amar incondicionalmente! Os pais, inconscientemente, colocam muitas condições ao amor deles para com os filhos…

Aqui tínhamos muito para falar, mas quero propor-vos um jogo para fazer com os vossos filhos ou com os alunos numa sala de aula (pode ser feito também entre adultos e em casal e traz imensa cura ?❤️) que possa alimentar e nutrir o Amor próprio.


O jogo chama-se “Eu gosto de ti porque..”

É muito simples e consiste em alternativamente dizer coisas que apreciamos no outro. Somos tão habituados as críticas e tão pouco acostumados a externalizar as coisas boas (como se fossem óbvias) que provavelmente alguns vão notar uma resistência em fazê-lo.


Eu gosto de o fazer nas caminhadas com as minhas filhas, começando só entre mim e cada uma delas e depois incentivando-as a fazer também entre elas. Pode-se acrescentar desafios como por exemplo, dizer adjetivos em ordem alfabética : “Gosto de ti porque és ativa” “Gosto de ti porque és brilhante”…
Dêem asas a vossa criatividade e a contemplação uns dos outros ?✨ Cultivem a gentileza no olhar, no ver o outro.
Na minha experiência ajuda em estabelecer um mood positivo, contribui pela construção da auto-estima e vão sentir-se motivados para colaborar e ver-se mais uns aos outros ?❤️

No Comments

    Leave a Reply